O som faz-nos sentir vivos. E é como me sinto a ouvir esta música, e especialmente este artista Yann Tiersen. Neste pequeno vídeo, estão incluídas algumas cenas do filme que eu penso ter sido uma das melhores criações no mundo do cinema: "O Fabuloso Destino de Amélie". Esta é só mais uma prova de que facto o som é importantíssimo no mundo das Tecnologias Multimédia. E anda de mão dadas com o cinema, para meu bem. Porque de facto sou uma amante destas duas artes.
Para as tecnologias multimédia, o som representa um recurso extra para chamar a atenção do público a ser atingido. Este age de forma interactiva, fazendo o “leitor” da imagem ser tocado emocionalmente, recordando ou até mesmo proporcionando o lúdico através da imaginação, impulsionando o homem a sonhar, criando uma admiração àquela mensagem. E quando se trata do som por si som, serve como entretenimento, informação, como uma vávula de escape para situações indesejáveis. O som por excelência, mesmo não possuindo formas, contribui para que a comunicação seja compreendida de maneira mais transparente, alcançando resultados mais satisfatórios.
Emergida no mundo do multimédia, o som passa a exercer fortes influências, visto que, sua contribuição está relacionada directamente ao emocional.
Após esta aula, concluímos que no vazio não há som. Esta é a condição essencial do áudio. É necessário existir espaço para o som se propagar. Assim, é o efeito produzido por movimentos de corpos vibratórios. Propaga-se como ondas de pressão. O som é produzido quando alguma coisa faz com que o ar se mova. Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.
O som, ao ser representado digitalmente, pode perder a qualidade. Desta forma, podemos adoptar padrões que minimizem essa perda. A precisão da representação digital do som varia de acordo com a taxa de amostragem de frequência e a quantidade (profundidade) de bits para cada amostra. Quanto maiores esses valores, maior será a fidelidade do som digital em relação ao som analógico. Também o número de canais afecta a qualidade e o espaço de armazenamento.
terça-feira, 30 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário