Multimédia é a combinação de vários elementos (vídeo, som, imagem animada, imagem fixa, etc). Estes elementos são combinados através de vários meios, num só produto, sobre o mesmo suporte de armazenamento.
O multimédia digital, é uma área controlada por computador e uma combinação de vários elementos que contribuem para que a informação seja representada, armazenada, transmitida e processada digitalmente. Desta forma, pode-se retirar uma informação importante. De facto, se não há controlo por computador, não se considera um sistema como sendo um produto multimédia.
Todas as informações colocadas numa aplicação multimédia têm que estar, obrigatoriamente, em formato digital. O processo de converter para digital o que estava em analógico, é denominado de digitalização. A sincronização da informação é também muito importante, na medida que o tempo é um factor-chave nas aplicações multimédia. A compressão, tem uma função fundamental, uma vez que a informação multimédia ocupa sempre muito espaço, são ficheiros muito pesados, o que pode levar a que tudo se processe de uma forma mais lenta. Desta forma, torna-se necessário comprimir a informação.
O conceito de interacção é essencial no mundo multimédia. Este conceito implica a criação de procedimentos de interacção entre o público e o produto, de forma a despoletar reacções e respostas.
Aqui está um pequeno vídeo que demonstra os meios e os elementos relacionados com as tecnologias multimédia:
Um exemplo de um produto multimédia:
Este excelente vídeo, que embora possa parecer o trailer de um filme apocalíptico, é um trailer sim, mas de um festival de música na Holanda. Este trailer é um produto multimédia porque é uma combinação de meios digitais discretos e contínuos, sincronizados e ligados de forma a permitir ao utilizador agir sobre o desenrolar da aplicação.
terça-feira, 30 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário